domingo, 17 de julho de 2011

Internadas em abrigo do Rio, crianças usuárias de crack pedem para estudar

Mariana Costa / R7
crack
Entidade ainda não prevê atividades escolares durante internação

Crianças montam "palco imaginário" em oficina de teatro
Foi por meio de um simples caderno e um estojo de lápis coloridos que crianças usuárias de crack recolhidas pela Prefeitura do Rio descobriram uma oportunidade para reescrever as próprias histórias, perdidas nos anos de vício e na dura vida nas ruas.

O material escolar enviado pela Secretaria Municipal de Educação para as oficinas da Casa Viva, abrigo considerado modelo criado após a adoção da internação obrigatória de menores na capital, despertou nos 11 meninos e meninas que vivem no sobrado de Laranjeiras (zona sul) a vontade de voltar para a sala de aula.
Embora a maioria das crianças e adolescentes em tratamento para desintoxicação já tenha frequentado a escola, o vício e a vida nas ruas fizeram com que muitas delas perdessem os vínculos com a família e com a vida escolar, referências fundamentais para um indivíduo em formação.
A vontade de estudar manifestada pelas crianças levou a Secretaria Municipal de Assistência Social, que coordena o projeto, a considerar a possibilidade de oferecer oficinas ou aulas especiais de português e matemática na Casa Viva. O abrigo, que não permite que as crianças saiam para ir à escola, não previa atividades escolares. O período de internação compulsória varia de 45 dias a oito meses, conforme a relação de dependência verificada.

Coordenadora de sete abrigos municipais, a assistente social Cláudia de Castro diz que os menores relatam sentir saudades da escola. Segundo ela, a secretaria avalia se vai contratar professores ou buscar parceiros para ministrar as aulas. Uma das dificuldades é que as crianças e adolescentes – com idades entre dez e 15 anos – têm níveis diferentes de aprendizado e a maioria sequer sabe até que série cursou.
Fontes: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/internadas-em-abrigo-do-rio-criancas-usuarias-de-crack-pedem-para-estudar-20110716.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário