domingo, 15 de maio de 2011

O que é antropologia social

A Antropologia Social tem como embasamento o estudo das relações e dos
 sistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas.
  Esta classe de investigação se ocupa de comparar sistemas sociais no tempo e no espaço com a finalidade de verificar sua estrutura e os caracteres que distinguem cada forma de comportamento. Neste sentido, um dos fins principais da Antropologia Social é saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem.


Daí o interesse manifesto em conhecer as formas de comportamento, individuais e de grupo, que estão institucionalizadas ou que participam do consenso social, e as organizações dentro das quais costuma estar legitimado o comportamento social, como: a família, o parentesco, o matrimônio, as funções econômicas, políticas e jurídicas, assim como as de caráter religioso, e o conjunto de sistemas que fazem referência à moral, à ética e aos resultados que produzem as relações sociais.
Temas de estudo:

* O mundo das relações. O homem, seu ambiente e seu mundo interior psíquico.
* Os princípios religiosos no indivíduo e na sociedade. Origens psicológicas dos cultos à divindade e sua inerência no devenir social dos povos.
* Os problemas humanos derivados da escravidão social ou psicológica das massas. Manipulação das consciências humanas através da história.
* A inter culturalização e suas conseqüências. Materialismo e espiritualismo. As lutas religiosas e sociais.
* As incertezas do homem. A livre iniciativa nas culturas antigas e modernas. A Imaginação como poder. A Fantasia como enfermidade. Diferenças.
* Os valores da inteligência. Os mecanismos de mudanças sociais. Implicações sócio-políticas.
* A personalidade humana. O homem como máquina. A vocação no indivíduo humano. Os fenômenos de imitação e criatividade.
* A riqueza da compreensão contra a mecanicidade da memorização.
* As idades das raças humanas. A atitude do homem ante o devenir histórico. Fluxo e refluxo dos conceitos sociais. A capacidade de adaptação do ente humano aos estereótipos míticos, religiosos, políticos e sociais de cada época.
* Transcendência das concepções filosóficas na idade adulta, na idade madura e na velhice do ser humano. Importância das bases éticas e filosóficas durante a infância, puberdade e adolescência do homem. Ritos ancestrais relacionados com a idade da fertilidade e suas inerências na concepção teológica e cosmogônica por parte do homem.
* Os conceitos de produtividade e sua relação com as classes sociais da antigüidade. Tipos e sistemas de governo. A teocracia e a democracia. Origens e conseqüências de ambos os sistemas de governo na história da humanidade.
* A distribuição da riqueza nas sociedades antigas. Transição de um status social a outro. Distintas motivações que deram origem à inovação de novos critérios sociais.
* O conceito de autoridade e sua relação com as doutrinas filosóficas e religiosas nos tempos antigos. A integração das etnias e a regulação das mesmas sob o conceito de autoridade. Conseqüências derivadas.
* Os valores absolutos e os valores relativos dentro das concepções filosóficas e sociais das civilizações do passado. Estudo dos medos da espécie humana e a busca da segurança como impulsos do devenir filosófico-social.


antropologia social é semelhante A ciências sociais que é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário